Skip to main content

Sonar é certificada como Empresa Filha da UNICAMP graças ao método exclusivo de Dani Ribas

Em meio a um ano tão difícil como 2020, a equipe Sonar não poderia estar mais feliz com os resultados obtidos. Dentre eles, a certificação de Empresa Filha da UNICAMP.

O que é uma empresa-filha da Unicamp?

Empresas Filhas são empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sua maioria por alunos ou ex-alunos da Universidade. Ao todo, foram cadastradas na base da Inova Unicamp 1.038 empresas-filhas, estando 929 delas ativas e que, nesse último ano, faturaram juntas R$8 bilhões e geraram 33.315 empregos.

O mapeamento das empresas-filha é feito de forma contínua pela universidade, mas também a empresa pode se cadastrar no site da Inova Unicamp como empresa-filha em qualquer época do ano. Depois do cadastro, os dados sobre o vínculo com a Unicamp são validados e confirmados pela Agência. Após a confirmação, toda a relação de empresas-filhas certificadas fica disponível no site para busca, subdivididas por setor de atuação. A Sonar pode ser encontrada na categoria Consultoria.

Não temos dúvida de que tais empresas impactam grandemente na economia do país em termos de faturamento, geração de empregos e, em tempos de pandemia, trazem tecnologias e conhecimento que alteram a forma como as pessoas organizam suas vidas e, as empresas, suas formas de operação.

Prof. Newton Frateschi
Diretor-executivo Inova Unicamp

Um dos principais benefícios em ser certificada como uma Empresa Filha da UNICAMP é estar próxima à rede da universidade para compartilhar experiências e potencializar negócios entre as próprias empresas-filhas. Essa proximidade pode ser considerada uma vantagem competitiva das empresas-filha, já que podem continuar interagindo com a Universidade e
as diversas oportunidades que são compartilhadas entre as empresas.

Contar com uma rede de cientistas e outros profissionais qualificados para cooperar e aperfeiçoar os produtos é o sonho de qualquer empreendedor. Estou muito feliz com esse resultado. Ser empreendedor no Brasil não é fácil, e contar com essa rede tão qualificada como retaguarda é muito importante.

Dani Ribas, diretora da Sonar

Sonar é também uma spin-off

Além de ser certificada como Empresa Filha da UNICAMP, a Sonar é considerada uma das 55 spin-offsda universidade.

Sonar é uma das 55 Spin-offs da UNICAMP

Uma spin-off é uma nova empresa ou obra derivada criada para explorar produtos ou serviços inovadores, concebida a partir de um grupo de pesquisa ou centro de investigação de uma outra organização já existente, que a apoia no seu desenvolvimento.

No caso da Sonar, o que a tornou uma spin-off foi o método inovador de Dani Ribas para construção de imagem de artistas chamado Raio-X do Projeto Artístico. O método é derivado de sua tese de Doutorado em Sociologia da Cultura sobre legitimidade artística na música brasileira, defendida na UNICAMP em 2011. A tese está disponível aqui.

O método usa a Sociologia e organiza atributos de identidade de artistas, os mobiliza para a relação com o público e interpreta a reação dos fãs aos estímulos. Analisa a relação entre regularidade e multidimensionalidade do comportamento dos públicos, e interpreta como os atributos se manifestam no nicho de atuação. Fornece 12 instrumentos diferentes para analisar a demanda pelo trabalho artístico, que é tão importante quanto o processo criativo em si ou a oferta do produto musical no mercado. As ferramentas possibilitam o trabalho colaborativo e a co-criação entre artistas e suas comunidades. A construção estratégica da identidade artística é o elemento central que pode estabelecer relações entre diversos players do ecossistema da música, conectando oferta e demanda.

Tudo isso é feito com método, com ciência. Como cientista, é muito importante obter esse reconhecimento da universidade. Meu método é inovador porque usa a Sociologia para construir a imagem, a carreira e o público de artistas. Num país que valoriza tão pouco a ciência (sobre tudo as humanas), é muito importante ter esse tipo de reconhecimento.

Dani Ribas

O método, baseado em conceitos da Sociologia da Cultura, é aplicado aos processos criativos, favorecendo uma melhor percepção dos elementos de autenticidade que os caracterizam. A Sociologia é assim ferramenta de leitura do mundo e instrumento de ação, e contribui para um mundo mais ciente de suas essências e não apenas das aparências.

O relatório de Empresas Filhas da UNICAMP 2020 está disponível aqui.

One thought to “Sonar é certificada como Empresa Filha da UNICAMP graças ao método exclusivo de Dani Ribas”

Comentários fechados.