ALGORITMOS DO GOSTO: como usar a Sociologia para entender o consumo de música

Novo curso sobre algoritmos e consumo de música na FESPSP

Desde o momento em que levantamos da cama, até aquela última olhadela no celular antes de dormir, os algoritmos estão lá recolhendo nossos rastros digitais para predizer nossos gostos, desejos e necessidades.

Mas como eles funcionam? Como eles adivinham o que queremos? Eles acertam?

Se você trabalha com cultura e se interessa pelo assunto, esse curso é pra você!

Algoritmos e Formação de Público

Para quem trabalha com música – ou qualquer outra atividade cultural que dependa de redes sociais e/ou plataformas de streaming – entender como os algoritmos funcionam é particularmente importante, pois são eles que ampliam ou restringem o alcance dos conteúdos para a audiência.

Conhecer as técnicas algorítmicas, tanto das redes sociais como dos players de música, é um grande diferencial em qualquer atividade artística.

certificação é dada pela FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de Sao Paulo, uma das faculdades mais importantes do país na área de Sociologia, criada em 1933.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO :

  • Como as Big Techs e seus algoritmos mudaram a publicidade on-line
  • Conceitos como Economia da Atenção e Capitalismo de Vigilância
  • Como funciona a segmentação de público feita por algoritmos
  • Como funciona a predição de comportamentos nos usuários das redes socias
  • Como coletar dados de maneira alternativa e como lidar com os algoritmos
  • Ferramentas práticas de mapeamento de público e segmentação de audiência para a área da música

Serviço

Segundas, de 30/05 a 20/06 das 19h às 22h (presencial).
Carga horária: 12h (divididas em 4 aulas)

FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de Sao Paulo
Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo – SP
(clique para ver no mapa)

Inscrições

Inscreva-se aqui.