Skip to main content

Quando o mercado musical nos leva a uma ilusão de ótica

Pesquisas indicam que o cérebro humano processa cerca de 6200 pensamentos por dia – ou um pensamento novo a cada 14 segundos. Mas isso não significa que esse pensamento novo é realmente NOVO.

PENSAMOS AQUILO QUE ESTAMOS CONDICIONADOS A PENSAR

Por exemplo: qual a cor do olho direito da Angelina Jolie nessa foto?Se respondeu qualquer cor que não seja cinza, está errado. Ambos são da mesma cor. Você foi levado a pensar que era colorido porque o entorno dele foi alterado.

As ilusões de ótica conseguem “enganar” o sistema visual humano nos fazendo ver coisas que não existem, ou alterando nossa percepção para vê-la de um outro modo.

Isso mostra que nossa percepção do mundo é, em boa parte, autoproduzida, e condicionada pelas coisas que já conhecemos. Portanto nossa percepção das coisas é sempre parcial.

LANÇAMENTO MUSICAL

Por exemplo: quando pensamos em um lançamento musical, logo pensamos em checklist e campanha de marketing digital (e não numa análise das ideias musicais que estamos colocando no mundo, na relação que elas mantém com seu nicho específico). Isso é o entorno da nossa música, exatamente como o “entorno vermelho” no olho direito da Angelina Jolie.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO

Outro exemplo: formação de público. O habitual é achar que temos de “aquecer e treinar” o algoritmo das redes sociais para a música alcançar mais gente. Mas nunca pensamos nos motivos mais profundos que podem levar o público a gostar ou não da música. Estamos acostumados a pesar na oferta da música, e não na demanda pela música.

COMO FORMAR PÚBLICO NA MÚSICA?

Que tal olhar as coisas de uma nova maneira, sem se deixar levar pela “ilusão de ótica” do mercado e dos algoritmos?

Dani Ribas te convida a desenvolver seu MINDSET SOCIOLÓGICO, que faz você ver o mundo com novas lentes e incorporar uma nova mentalidade para pensar sua carreira na música.

Dani criou 12 ferramentas práticas com base em seu Doutorado para você desenvolver uma nova mentalidade que vai te ajudar a obter relevância num mercado que lança 60 mil músicas por semana.

Consulte a página Serviços para entender como isso pode funcionar para você.