SERVIÇOS

CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARREIRAS ARTÍSTICAS

O que eu tenho que fazer para ter uma carreira sustentável na música?

Com a chegada dos players (como Spotify, Deezer, Apple, entre outros) no mercado musical, é possível que o músico independente grave, lance e distribua sua música de maneira completamente autônoma.

Isso trouxe muitas oportunidades: mais artistas podem “existir” sem uma gravadora investindo em seus projetos. Mas por outro lado isso trouxe muitas responsabilidades para o músico, que agora tem que se desdobrar em diversas frentes de trabalho que antes não faziam parte da sua vida de criador.

Nossas Consultorias e Cursos foram criados justamente para auxiliar o músico independente, que não conta com recursos para ter uma equipe, a gerir sua própria carreira.

Detectamos duas dúvidas principais dos artistas e profissionais da gestão de careiras:

  • O que eu tenho que fazer para fazer shows, lançar minha música no Spotify e viver de música?
  • Já sei o principal, mas e agora? Como trazer público para minha música?

Oferecemos duas Consultorias diferentes para atender a esses dois estágios de carreira. Veja a seguir:

Planejamento e Gestão de Carreira na Música

Esta Consultoria é ideal para quem está começando e não sabe exatamente o que fazer em cada uma das frentes de trabalho que a música exige atualmente, mas quer investir na carreira e pensar como viver do próprio trabalho na música.

Apresentamos todas as frentes de trabalho que devem ser desempenhadas pelo artista. Começamos no artístico, passamos pelo administrativo, ao vivo, gravada, comunicação e chegamos até a internacionalização. Apresentamos quais serviços existem em cada frente e quais deles são essenciais para uma carreira.

Damos especial atenção às etapas de planejamento estratégico e modelo de negócios, e também à etapa de distribuição digital (em plataformas como Spotify) e remuneração.

ID_MUSIQUE: formação de público além do algoritmo

Esta Consultoria é ideal para quem já tem uma ideia das frentes de trabalho.

Aqui buscamos ir além do marketing digital e da promoção do trabalho nas redes, fornecendo instrumentos analíticos qualitativos que ajudam artistas e profissionais a qualificar o trabalho a partir de uma análise completa do público e do nicho de mercado em que se inserem.

COMO FUNCIONA O MÉTODO ID_MUSIQUE? 

Essa é nossa Consultoria mais especial, criada por Dani Ribas com base em suas teses de mestrado e doutorado sobre critérios de legitimidade e relevância artística na música brasileira. Não há serviço similar no mercado.

O método ID_MUSIQUE, que utiliza 12 ferramentas práticas criadas especialmente para o mercado musical, recompõe o ambiente da resposta do público, para entender a decisão dele de “gostar”/consumir ou “não gostar”/não consumir sua música.

As ferramentas se distribuem em quatro áreas diferentes:

Com essas ferramentas, refazemos as relações de cada escolha do artista, de feedback do público, de todos os pares do nicho. Atribuímos significados a cada elemento encontrado e sistematizamos tudo com método, para que o artista possa relacionar seu trabalho a esses significados e então ser mais relevante.

Os ganhos para a careira são duradouros, pois você aprende a usar as ferramentas e pode aplica-las durante toda a sua vida, a cada lançamento.

Quer conhecer mais detalhes das ferramentas? Leia esse artigo no nosso blog.

Dinâmica das Sessões

Durante as Consultorias (sempre à distância), Dani primeiro fala da abordagem e expõe os principais conceitos que estão por trás do seu método. Isso pode ser feito de 1 a 3 sessões, dependendo do interesse do artista/profissional sobre o assunto, tempo disponível e orçamento.

Em seguida, começa o trabalho com as ferramentas. Dani pode tanto explica-las em bloco (3 ferramentas por sessão, num total de 4 sessões), como explica-las uma a uma (12 sessões).

Modalidades e Planos

Consultoria

  • Realizamos uma análise completa da carreira trabalhando junto com o artista/projeto nos pontos chave do reposicionamento. Sessões de 1h.
  • Entregas:
  • 1 a 3 sessões sobre os conceitos que norteiam a análise
  • 12 sessões de instruções sobre as ferramentas
  • 12 sessões de acompanhamento e análise dos resultados das ferramentas
  • dúvidas por WhatsApp
  • Duração: entre 1 e 6 meses, de acordo com a necessidade e disponibilidade do artista
  • Preço: a combinar de acordo com o número de pessoas a serem atendidas no projeto, as demandas do artista/projeto, posicionamento atual (responda o formulário para avaliação do seu projeto) e tempo necessário de trabalho.

Caso queira adquirir apenas as ferramentas práticas do método ID_MUSIQUE em plataforma digital (sem as sessões de consultoria com Dani Ribas), adquira o produto em idmusique.com.br.

Cursos

 Se você não está pensando numa consultoria agora, não tem problema. Compartilhamos nossos métodos em cursos on-line:

COMO FUNCIONA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA NA MÚSICA?

Essa é nossa Consultoria para quem precisa conhecer um pouco mais da Cadeia Produtiva da Música e seu ecossistema, de um Planejamento de Carreira, e de um Modelo de Negócios.

Com base em sua experiência no mercado da música (com passagens pelo SESC SP e SIM São Paulo), Dani Ribas dá um overview sobre as 9 principais frentes de trabalho do auto-empresariamento artístico. Começamos no artístico, passamos pelo planejamento, administrativo, gestão de direitos autorais, música ao vivo, música gravada, comercial, comunicação e chegamos até a internacionalização. Apresentamos quais serviços existem em cada frente e quais deles são essenciais para uma carreira. Veja uma pequena apresentação dessas 9 frentes de trabalho neste vídeo.

Um diferencial desta Consultoria é a atenção às etapas de Direitos Autoraisregistro da música, distribuição digital (em plataformas como Spotify) e remuneração no streaming. Caso queira, o artista/profissional pode agendar sessões extra para falar especificamente desses assuntos.

Em seguida, começa o trabalho com algumas ferramentas existentes no mercado para fazer o Planejamento Estratégico e o Modelo de Negócio do seu projeto na música. Apresentamos ainda outras ferramentas de ideação, gestão de projetos e organização úteis a qualquer empreendedor na área cultural.

Modalidades e Planos

Consultoria

  • Realizamos uma análise completa da carreira trabalhando junto com o artista/projeto nos pontos chave do reposicionamento. Sessões de 1h.
  • Entregas:
  • 2 sessões sobre Cadeia Produtiva da Música, ecossistema e frentes de trabalho no auto-empresariamento artístico
  • 1 sessão de instruções sobre Planejamento Estratégico, com ferramenta dinâmica on-line de design thinking
  • 1 a 2 sessões de acompanhamento e análise dos resultados do Planejamento Estratégico
  • 1 sessão de instruções sobre Modelo de Negócio, com ferramenta dinâmica on-line de design thinking
  • 1 a 2 sessões de acompanhamento e análise dos resultados do Modelo de Negócio
  • 1 a 3 sessões de orientações sobre Direito Autoral e Remuneração (execução pública tradicional e streaming)
  • 1 a 3 sessões de orientações sobre ferramentas de organização de ideação, gestão de projetos e organização do trabalho
  • dúvidas por WhatsApp
  • Duração: entre 1 e 6 meses, de acordo com a necessidade e disponibilidade do artista
  • Preço: a combinar de acordo com o número de pessoas a serem atendidas no projeto, as demandas do artista/projeto, posicionamento atual (responda o formulário para avaliação do seu projeto) e tempo necessário de trabalho.

Quer ser avisado por email sobre o próximo curso Estratégias de Carreira?

Deixe seu email aqui para ser avisado de nossos próximos cursos.

Ainda tem dúvidas?

Escreva para contato@sonarcultural.com.br e solicite informações. Teremos prazer em ajudar você a dar esse importante passo na sua carreira artística.