Skip to main content

6a Oficina do GT Glossário da Cultura: continuação da Definição de Classes e seus Relacionamentos

 

Em post anterior a Sonar Cultural explicou como o trabalho do GT Glossário da Cultura vai criar uma Ontologia da Gestão Cultural e como ela vai otimizar a produção de dados e indicadores no âmbito do SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

1a Oficina do GT Glossário da Cultura aconteceu em 25 e 26/02/2016. Confira os destaques aqui.

2a Oficina aconteceu em 12 e 13/04/2016. Confira os destaques aqui.

3a Oficina aconteceu em 05 e 06/07/2016. Confira os destaques aqui.

4a Oficina aconteceu em 27 e 28/07/2016. Confira os destaques aqui.

As Oficinas previstas para 24-25/08 e 28-29/09 de 2016 não foram realizadas.

A 5a Oficina aconteceu em 26 e 27/10/2016. Confira os destaques aqui.

A 6a Oficina aconteceu em 22 e 23/11/2016, e os destaques estão abaixo:

 

 

Objetivos e Resultados

Nesse encontro, o objetivo prioritário foi a validação das definições das classes e subclasses que foram iniciadas no 4o encontro, tendo seguimento no 5o encontro com discussões envolvendo diferentes campos de conhecimento. Com essa parte devidamente encerrada, deu-se seguimento também à parte de relacionamentos da ontologia (cujo objetivo é o de criar propriedades de relacionamento de classes).

Como os resultados do trabalho online desde a 5a reunião foram muito satisfatórios, foi mantido o trabalho à distância e em rede, através da plataforma Tainacan Ontology (atualmente administrado pela equipe L3P), para cumprir um dos requisitos do projeto.

A título de compartilhamento de conhecimento, um dos integrantes do GT, José de Oliveira Júnior, compartilhou com os demais uma apresentação sobre Marcos Regulatórios da Cultura, o que certamente contribuirá com a construção da superclasse “Instrumentos” da Ontologia.

Apesar do conturbado contexto político – que impõe sérios desafios à continuidade da iniciativa – o trabalho tem sido desenvolvido conforme o planejado, e em breve a primeira versão da Ontologia será disponibilizada.

Ao final da oficina, os participantes optaram por roteirizar um vídeo explicativo sobre os resultados práticos que a Ontologia poderá gerar em termos de organização das informações e de geração de indicadores para a gestão cultural. Em breve o vídeo também será disponibilizado.

 

Vídeos da reunião

Confira abaixo a playlist com os vídeos da 6a Oficina:

 

 

 

Links de materiais

Acesse o Relatório da 6a Oficina.

Confira também a Lista de participantes 5a Oficina do GT Glossário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *