Skip to main content

2a Oficina do GT Glossário da Cultura apresenta Diagnóstico das Informações do Sistema MinC

GT Ontologia_Julho2016_2

 

Em post anterior a Sonar Cultural explicou como o trabalho do GT Glossário da Cultura vai criar uma Ontologia da Gestão Cultural e como ela vai otimizar a produção de dados e indicadores no âmbito do SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

A 1a Oficina do GT Glossário da Cultura aconteceu em 25 e 26/02/2016. Confira os destaques aqui.

A 2a Oficina aconteceu em 12 e 13/04/2016, e os destaques encontram-se abaixo:

 

Diagnóstico

A 2a Oficina teve como objetivo apresentar os resultados da reunião anterior (Fevereiro/2016) e avaliar taxonomias existentes para possível reutilização na construção da Ontologia.

Partiu-se de um Diagnóstico feito pela UFG sobre os vocabulários e glossários já existentes no MinC, observando quais são as fontes e as formas de coleta de informação institucional hoje existentes e utilizadas.

Este Diagnóstico (que pode ser consultado aqui) checou informações provenientes das seguintes fontes: Instituto Nacional de Museus (IBRAM) , Diretoria Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Equipamentos Culturais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Mapas Culturais e do  Sistema de apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC). Tais fontes ainda estão dispersas, e a aplicação da Ontologia poderá sistematizar todos esses dados facilitando a consulta a eles.

Esse Diagnóstico gerou uma forma visual de representação, em que é possível ver as relações entre os termos de cada fonte de informação, facilitando identificarmos como esses termos estão estruturados.

rede-semantica

 

Dentro do diagnóstico apresentado, ficou claro que a estrutura dos Mapas Culturais é a que mais está dentro das linhas de influência e de acordo com o que vem sendo construída pelo GT, e acabou sendo aprovada e incorporada pelo grupo depois de uma breve revisão.

 

Novas Fontes de Informação

Foi facultado aos participantes do GT que eles próprios trouxessem exemplos de pesquisas e fontes de informação que possam ser utilizadas pela Ontologia.

Contribuíram nessa etapa: Claudinéli Moreira Ramos (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo); Dani Ribas (representante do CNPC no GT); Míriam Leitão (coordenadora Geral do Plano Nacional de Cultura, SPC/MinC)

 

Próximos Encontros

O calendário de reuniões, que previa encontros mensais até o final do ano, acabou passando por modificações onde foi colocada a possibilidade de cancelamento de um ou dois encontros. Sendo assim, a próxima etapa ficou marcada para os dias 08 e 09 de junho de 2016.

 

Presentes

Membros da Comissão SNIIC/servidores MinC e Entidades Vinculadas: Aloysio Guapindaia, André Guimarães, Anna Flávia Pires, Antía Vilela, Gilvania Valença, Gisele Dupin, Luciana Grins, Luís Trotta, Luis Batista, Marcelo Alberto, Rose Miranda, Sandro Martins, Simone Hastenreiter, Vanessa Batista, Nitai da Silva, Francisco da Silva, Jeserveire Alvares, Miriam Araujo, Karla Uzêda, Jorge Arruda, Lorena Vilarins, Rafaela Queiros de Lima, Maria Salete Miranda, Kilder de Meneses, Leonardo Menezes.

Representantes indicados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura: Claudinéli Ramos

Representantes indicados pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas:  José Oliveira Júnior e Marcos Cordiolli

Representantes da sociedade civil indicados pelo Conselho Nacional de Política Cultural: Daniela Ribas Ghezzi, Diego da Silva, Elisa Machado, Paulo Ramos, Shigeaki Alves, Alexande de Mello Júnior

Universidade Federal de Goiás (UFG): Dalton Martins

Convidados: Rodolfo Fonseca – Consultor DPMUS/COMUSE/IBRAM – MinC

Veja a lista de presença aqui.

 

Links

Confira os links para os materiais gerados nesta oficina:

Post no site do SNIIC

Relatório da 2a Oficina GT Glossário da Cultura

Fontes de Informação Mencionadas

Apresentação do diagnóstico dos vocabulários atuais

Oficina – Ontologia

Pacote com todas as apresentações realizadas pelos participantes

 

Fotos

GT Ontologia_Julho2016_3 GT Ontologia_Julho2016_9 GT Ontologia_Julho2016_12

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *