Quer reposicionar seu trabalho artístico e ganhar RELEVÂNCIA na cena independente? Então este curso é para você.
O curso “Estratégias de Carreira: o Raio-X do seu projeto artístico” é para quem quer otimizar o alcance do trabalho na música.
Foco do curso é interpretar o comportamento do público e do nicho para traçar melhores estratégias e obter maior relevância artística. São usadas 12 ferramentas que compõem um método original fruto do Doutorado em Sociologia de Dani Ribas. Elas foram pensadas para reposicionar o trabalho musical e transformar o artista em criador profissional.
Essa é uma etapa anterior ao marketing digital e que revoluciona a geração de conteúdo nas redes sociais, pois elas passam a ser orgânicas e coerentes com um projeto artístico consistente e auto-consciente.
A abordagem é inédita no mercado musical brasileiro, pois coloca o foco na predição de comportamentos do público através de pesquisa qualitativa aplicada ao mercado musical, e não apenas nas estratégias de divulgação.
O que você vai aprender:
Vamos utilizar métodos qualitativos que trazem resultados nas seguintes áreas:
- compreensão da origem e dinâmica da formação do gosto (sim, gosto se discute! E você pode aproveitar isso!);
- valores artísticos ocultos em nichos musicais (você conhece bem as regras do seu nicho e o projeto de seus pares?);
- estratégias ortodoxas e heterodoxas de distinção (arrisco ou não arrisco? Como posso me diferenciar de meus contemporâneos?)
Como você vai aprender:
Vamos traduzir métodos sofisticados (oriundos da Sociologia e da Psicologia Social) dos especialistas em tendências, em ferramentas simples e acessíveis. Elas vão revolucionar seu projeto artístico e te ensinar a pensar música como os grandes artistas de nossa época, para que então você possa desenvolver seu modelo de negócio de maneira integrada aos seus objetivos artísticos.
Conteúdos
AULA 1 – Gosto: como eu assimilo
• Introdução e apresentação da proposta
• Pressupostos: indústria fonográfica e alcance
• O Big Data e a predição de comportamentos na economia da atenção
• Padrões e multidimensionalidade do gosto
• Como se forma e se reproduz o gosto
AULA 2 – Repertório: como eu estruturo
• Meu capital artístico
• Meu repertório
• O que é meu e o que é do mundo?
• Quanto eu sei interfere na minha percepção sobre mim
• História do campo, história cultural, história das ideias
AULA 3 – Alcance: o que eu mostro e como me veem
• As regras do jogo: quem está dentro e quem está fora
• Capital e interesse
• Legitimidade, relevância e reputação
• O Zeitgeist e os sentidos compartilhados
• Estudo de caso: Rashid
AULA 4 – Ferramentas 1 a 6
• Mapa Interior
• Diagrama de Dilemas
• Atlas do Meu Território
• Sonar do Mar Alheio
• Desk Research de Público
• Mapa do Meu Público
AULA 5 – Ferramentas 7 a 12
• Guia do Nicho
• Comunidade do Nicho
• Pirâmide de Influência
• Genealogia do Passado
• Relatório de Tendências
• Bússola do Futuro
As aulas são ministradas por Dani Ribas, Mestre e Doutora em Sociologia da Cultura pela UNICAMP e Diretora da Sonar Cultural e do DATA SIM. Participação de Dani Rodrigues (Diretora da Foco na Missão e Empresária do Rapper Rashid)
Se interessou? O curso já está à venda e você pode garantir a sua vaga pelo site.
Preço com desconto para o 1o. lote. Pagamento facilitado.
100% online e ao vivo! Vagas limitadas!