Em post anterior a Sonar Cultural explicou como o trabalho do GT Glossário da Cultura vai criar uma Ontologia da Gestão Cultural e como ela vai otimizar a produção de dados e indicadores no âmbito do SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.
A 1a Oficina do GT Glossário da Cultura aconteceu em 25 e 26/02/2016. Confira os destaques aqui.
A 2a Oficina aconteceu em 12 e 13/04/2016, e os destaques encontram-se abaixo:
Diagnóstico
A 2a Oficina teve como objetivo apresentar os resultados da reunião anterior (Fevereiro/2016) e avaliar taxonomias existentes para possível reutilização na construção da Ontologia.
Partiu-se de um Diagnóstico feito pela UFG sobre os vocabulários e glossários já existentes no MinC, observando quais são as fontes e as formas de coleta de informação institucional hoje existentes e utilizadas.
Este Diagnóstico (que pode ser consultado aqui) checou informações provenientes das seguintes fontes: Instituto Nacional de Museus (IBRAM) , Diretoria Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Equipamentos Culturais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Mapas Culturais e do Sistema de apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC). Tais fontes ainda estão dispersas, e a aplicação da Ontologia poderá sistematizar todos esses dados facilitando a consulta a eles.
Esse Diagnóstico gerou uma forma visual de representação, em que é possível ver as relações entre os termos de cada fonte de informação, facilitando identificarmos como esses termos estão estruturados.
Dentro do diagnóstico apresentado, ficou claro que a estrutura dos Mapas Culturais é a que mais está dentro das linhas de influência e de acordo com o que vem sendo construída pelo GT, e acabou sendo aprovada e incorporada pelo grupo depois de uma breve revisão.
Novas Fontes de Informação
Foi facultado aos participantes do GT que eles próprios trouxessem exemplos de pesquisas e fontes de informação que possam ser utilizadas pela Ontologia.
Contribuíram nessa etapa: Claudinéli Moreira Ramos (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo); Dani Ribas (representante do CNPC no GT); Míriam Leitão (coordenadora Geral do Plano Nacional de Cultura, SPC/MinC)
Próximos Encontros
O calendário de reuniões, que previa encontros mensais até o final do ano, acabou passando por modificações onde foi colocada a possibilidade de cancelamento de um ou dois encontros. Sendo assim, a próxima etapa ficou marcada para os dias 08 e 09 de junho de 2016.
Presentes
Membros da Comissão SNIIC/servidores MinC e Entidades Vinculadas: Aloysio Guapindaia, André Guimarães, Anna Flávia Pires, Antía Vilela, Gilvania Valença, Gisele Dupin, Luciana Grins, Luís Trotta, Luis Batista, Marcelo Alberto, Rose Miranda, Sandro Martins, Simone Hastenreiter, Vanessa Batista, Nitai da Silva, Francisco da Silva, Jeserveire Alvares, Miriam Araujo, Karla Uzêda, Jorge Arruda, Lorena Vilarins, Rafaela Queiros de Lima, Maria Salete Miranda, Kilder de Meneses, Leonardo Menezes.
Representantes indicados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura: Claudinéli Ramos
Representantes indicados pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas: José Oliveira Júnior e Marcos Cordiolli
Representantes da sociedade civil indicados pelo Conselho Nacional de Política Cultural: Daniela Ribas Ghezzi, Diego da Silva, Elisa Machado, Paulo Ramos, Shigeaki Alves, Alexande de Mello Júnior
Universidade Federal de Goiás (UFG): Dalton Martins
Convidados: Rodolfo Fonseca – Consultor DPMUS/COMUSE/IBRAM – MinC
Veja a lista de presença aqui.
Links
Confira os links para os materiais gerados nesta oficina:
Relatório da 2a Oficina GT Glossário da Cultura
Fontes de Informação Mencionadas
Apresentação do diagnóstico dos vocabulários atuais
Pacote com todas as apresentações realizadas pelos participantes
Fotos