Destinado a micro e pequenos empreendedores, o Micsul é o principal encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul.
O evento foi criado por iniciativa dos Ministérios da Cultura de dez países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), e incentiva o comércio de bens e serviços culturais.
Em 2016 o evento, que está em sua segunda edição, ocorrerá nos dias 17 a 20 de outubro em Bogotá (Colômbia).
Além de estandes institucionais, o evento contará com fóruns de discussão, rodadas de negócios, cafés setoriais e pitchings (nas quais são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente), além de atividades culturais como desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas.
A expectativa é que, neste ano, o MicSul reúna mais de 3 mil pessoas dos países da América do Sul participantes, além de compradores de outros continentes.
O MinC realizou processo seletivo entre empreendedores criativos de diversos setores (música, moda, artes cênicas, editorial, animação e games, design e audiovisual) para a participação no Micsul 2016. Foram selecionados 61 deles para terem a oportunidade de internacionalizar seu negócio a partir da feira, com o auxílio da Apex-Brasil e MinC.
Para qualificar a participação da comitiva brasileira no evento, o MinC, em parceria com a Apex-Brasil, promoveu Workshop de capacitação para os 61 projetos empreendedores selecionados.
O Workshop: Pitching e Mentorias
O Workshop aconteceu dias 5 e 6 de outubro em São Paulo, e incluiu palestras, debates e mentorias para auxiliar os empreendedores a buscarem o melhor resultado possível durante o Micsul: como apresentar de maneira adequada seu trabalho no pitching, como se posicionar em rodadas de negócios, e como conseguir uma oportunidade para internacionalizarem seus negócios.
Dani Ribas participou do evento, e deu a Mentoria na área de Música, juntamente com Leandro Ribeiro da Silva, gerente do projeto Brasil Music Exchange da Apex-Brasil.
O evento contou com a participação de Claudio Lins de Vasconcelos, secretário de Economia da Cultura do MinC, que falou sobre a importância da economia da cultura como eixo estratágico de desenvolvimento humano e econômico.
Em seguida, o gerente de Exportações da Apex-Brasil, Christiano Braga, apresentou dados econômicos sobre o mercado de economia criativa na América do Sul.
Depois, mediou mesa redonda sobre os desafios para a inserção de bens e serviços culturais brasileiros nos mercados externos. O debate também contou com as participações do gerente do projeto Brasil Music Exchange, Leandro Ribeiro da Silva, do gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luiz Álvaro, da gerente-executiva da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), Carol Maccarone, e do diretor do Programa Texbrasil, Frederico Bernardo.
(Fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1379465)
Após a rodada de palestras e debates, começaram os treinamentos para pitching (apresentações curtas e objetivas dos projetos empreendedores para prováveis investidores). Os empreendedores de cada uma das 6 áreas apresentaram seus projetos para um time de especialistas, que opinaram sobre a forma de apresentação e organização das ideias. Como os projetos empreendedores podem ser tanto ofertantes como demandantes de serviços culturais no exterior, os especialistas também opinam sobre as estratégias de negócio mais adequadas.
“Para o empreendedor é uma oportundade incrível de conversar com especialistas, que orientam quanto à forma da apresentação e quanto à estratégia de negócio no exterior. Além disso, ver outras apresentações e treinar sua própria antes do ‘valendo’, traz mais confiança para aqueles que estão dando início à internacionalização de seu negócio”, diz Dani Ribas.
Em seguida tiveram início as Mentorias, que são conversas individuais de 20 minutos com os especialistas da área. Na de música Dani Ribas e Leandro Ribeiro (BME) conversaram com cercade 10 empreendedores, que vão à feira na Colômbia. Nessa conversa mais personalizada, os empreendedores tiram as últimas dúvidas quanto ao plano de negócios e recebem dicas de como aproveitar todas as oportunidades de um evento como o Micsul.
“A Mentoria é um momento decisivo no Workshop, pois ele é o ápice desse processo imersivo de qualificação. É quando a pessoa está digerindo as sugestões que obteve durante os trabalhos e desenhando sua apresentação definitiva. A conversa final com alguém experiente na área dá confiança e motiva”, finaliza Dani.
Atualização: Micsul no Brasil
Segundo a ministra da Cultura da Colômbia, Mariana Garcés Cordóba, foram realizadas cerca de três mil reuniões de negócios durante o evento, que, além das delegações dos países sul-americanos, contou com a presença de 60 compradores dos Estados Unidos e da Europa. A próxima edição, em 2018, será no Brasil, em cidade ainda a definir.
Após a realização do Micsul 2016 Bogotá em 17-20 outubro, foi anunciado que o Brasil sediará a 3a edição do Micsul, em cidade a ser decidida.
As perspectivas são boas.
Em reunião do Comitê Executivo do Micsul, o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (MinC), Adam Muniz, adiantou os planos e projetos que estão sendo discutidos para o evento. “Iremos negociar com prefeituras, com o objetivo de atrair governos locais para a organização do evento”, informou Muniz. Além dos seis setores incluídos na edição colombiana do Micsul (design, artes cênicas, música, animação e games, audiovisual e editorial), a ideia é acrescentar outros, como gastronomia, artes visuais e patrimônio. “Vamos discutir com os demais países como contemplá-los”, afirmou Muniz. Também está nos planos para 2018 a criação de pavilhões de cada país durante o evento e de um media center de grande porte, a exemplo do realizado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outra proposta é a realização de um debate de alto nível sobre indústrias culturais, para o qual seriam convidados os ministros da Cultura dos países participantes. Outros planos incluem a possibilidade de apoio por empresas privadas, via Lei Rouanet, e a abertura ao público de todas as atividades do Micsul, sobretudo os showcases de música, dança e teatro.
Fonte: http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/MICSUL-2016-TERMINA-COM-BOAS-EXPECTATIVAS-DE-NEGOCIOS-
Para ver a página oficial do Micsul acesse http://micsur.org/2016/
Para maiores informações sobre o evento nas páginas do MinC e Portal Brasil, acesse:
(atualizado em 17/03/2017)
http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1379465
Na página da Apex, acesse:
(atualizado em 26/10)
http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/BRASIL-MARCA-PRESENCA-NO-MICSUL-COM-61-EMPREENDEDORES
http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/PROGRAMACAO-OFICIAL-DO-MICSUL-COMECA-NESTA-SEGUNDA-EM-BOGOTA
http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/RODADAS-DE-NEGOCIOS-DO-MICSUL-COMECAM-COM-BOAS-PERSPECTIVAS-
http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/MICSUL-2016-TERMINA-COM-BOAS-EXPECTATIVAS-DE-NEGOCIOS-