Skip to main content

Dani Ribas participa de debate no IPEA. Textos darão origem a livro

 

Dani Ribas, diretora da Sonar Cultural, participou no dia 15 de Março em Brasília de um debate no IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

 

Cartaz evento

 

O debate discutiu os dados da Pesquisa SIPS 2015 (Sistema de Indicadores de Percepção Social), que teve a coleta de dados realizada em outubro de 2013. Foram realizadas entrevistas em 3.810 domicílios espalhados pelas cinco Grandes Regiões do país. O SIPS é uma pesquisa do tipo survey e foi pensada em 2010, e ao longo do tempo já realizou três edições – 2010, 2011 e 2012/13.

Os dados da pesquisa deram origem a diferentes textos, que serão reunidos em publicação específica a ser anunciada.

Dani Ribas é autora do capítulo que trata das idas a espetáculos de música ao vivo, intitulado: O Show Nosso de cada Dia: notas sobre a política da oferta e a ida a espetáculos de Música no Brasil.

(Um resumo desse texto intitulado “Notas sobre o financiamento à Música através da Lei Rouanet: uma política da oferta” já foi apresentado no VII Seminário Internacional de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, realizado em maio de 2016 no Rio de Janeiro, e o link encontra-se disponível na nossa página Link para Arquivos)

 

 

 

A PESQUISA

O objetivo da pesquisa é o de constituir bases de dados e estudos sobre políticas públicas implementadas pelo Governo Federal (ou mesmo pela sua omissão em diversas áreas) sob a ótica da percepção da população sobre os resultados alcançados:

A ideia do SIPS era produzir dados primários em uma dimensão diferente e de forma complementar (aos dados objetivos coletados por outras pesquisas, especialmente às do IBGE), dando ênfase à aferição da efetividade destas políticas ou programas sociais a partir do conhecimento da percepção da população, direta ou indiretamente impactada”, diz Fabio Schiavinatto, técnico de Planejamento e Pesquisa da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea.

Ainda segundo Fabio,

O foco do projeto na avaliação da efetividade das iniciativas governamentais na área social a partir da subjetividade da percepção das pessoas se somaria à objetividade dos dados já conhecidos e disponibilizados em bases constituídas por registros administrativos e nas séries históricas construídas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.

 

 

O EVENTO

Outros pesquisadores participaram do debate: Frederico Barbosa (IPEA), Lia Calabre (Casa de Rui Barbosa), Francisco Humberto Cunha Filho (UECE), e Rodrigo Vieira Costa (UFERSA/RN). Além dos pesquisadores, participou do debate Lenita Turchi, Diretora da DISOC-IPEA (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais). Além da sociedade civil, estavam presentes funcionários do MinC (equipes responsáveis pelo Plano Nacional de Cultura e por setores diversos da Secretaria de Economia da Cultura).

Os textos serão reunidos em publicação específica, a ser anunciada.

Confira algumas fotos do evento:

 

Arquivo 20-03-17 10 47 36

Arquivo 20-03-17 10 48 18

Arquivo 20-03-17 10 50 22

Arquivo 20-03-17 10 48 05

 

SERVIÇO“Ciclo de debates sobre políticas e práticas culturais”

 

Palestrantes:

Frederico Augusto Barbosa da Silva – Técnico de Planejamento e Pesquisa da Disoc/Ipea

Daniela Ribas Ghezzi – Pesquisadora Do Sesc/SP

Francisco Humberto Cunha Filho – Professor Da Universidade Estadual Do Ceará

Lia Calabre De Azevedo – Pesquisadora Da Fundação Ruy Barbosa/RJ

Rodrigo Vieira Costa – Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido Campus Mossoró/RN
Horário: das 14h30 às 17h30

Local: Auditório do 16º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF)

Realização: Disoc (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais)

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1256:curso-cooperplan&catid=67:presidencia&Itemid=68

 

Sobre o IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

 

Sobre a Disoc-IPEA

A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) dedica-se à realização  de estudos e pesquisas sobre condições de vida da população brasileira, assim como ao acompanhamento e à avaliação de processos de formulação, implementação e avaliações de políticas sociais. As suas principais áreas de atuação englobam seguridade e previdência social; trabalho; saúde; assistência social e segurança alimentar; direitos humanos; justiça e cidadania; demografia; educação; desigualdades (de gênero e racial); pobreza; cultura; habitação; e segurança pública.

http://www.ipea.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *