Curso inovador voltado para Mercado Musical traz dados e análise de especialistas em tendências

 

Inscrições abertas para o curso “Formando público com análise de dados: como ativar sua fan-base na música” na FESP SP de 25 a 29 de novembro.

 

O Curso

O curso apresenta ferramentas teóricas e práticas para que artistas e demais profissionais da área da música possam utilizar dados para desenvolver audiências maiores e mais engajadas.

Dividido em dois blocos, o curso tem um primeiro momento ministrado em português, onde explica as chaves de interpretação utilizadas pelos especialistas em tendências de mercado e também fornece números sobre o mercado brasileiro (gêneros preferidos por variável socioeconômica) e como usar essas informações para entender a demanda por produtos musicais e para colocar seu produto em circulação.

No segundo momento, ministrado em espanhol com assistência em português, os participantes serão familiarizados com a lógica atual da distribuição em ambiente digital e oferece dicas para a construção de uma estratégia eficiente nesse ambiente, desde a escolha do agregador, lógica de lançamentos, até a otimização do perfil de artista nas plataformas.

Como construir uma base de fãs sólida? Como engajar esse público? Como ampliar o alcance da sua audiência? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas pela Dani Ribas e Saúl Cabrera.

 

Professores

Dani Ribas é Doutora em Sociologia (UNICAMP, 2011). É Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). É Diretora da Sonar Cultural – Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. É Diretora de Pesquisa do DATA SIM, núcleo de pesquisa da Semana Internacional de Música de São Paulo – SIM São Paulo. É membro do Conselho Consultivo da SIM São Paulo desde 2015. Foi consultora da UNESCO no projeto “Levantamento Socio-produtivo da Música do Distrito Federal” (2018), e também do Mercosul Cultural no projeto “Plataforma de Mapeamento de Residências Artísticas do Mercosul”. Desenvolveu pesquisa com o IPEA no projeto “Políticas públicas, economia criativa e da cultura” (2018). Leciona cursos na área de Gestão Cultural e Políticas Públicas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e na UNICAMP. Foi pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo entre 2013 e 2018.

Saúl Cabrera é Economista e Especialista em Gestão de Negócios e Planejamento Estratégico, com foco em internacionalização. Atua na indústria da música há mais de cinco anos coordenando o desenvolvimento do mercado da agregadora digital EmuBands para os países de língua espanhola. Especializado no campo jurídico e tributário da distribuição digital, ele combina suas funções de gestão e consultoria para gravadoras e artistas nessas questões. Dedicou grande parte da sua vida profissional à coordenação de projetos de PD&I e internacionalização para entidades públicas espanholas (MICCIN, CDTI, ICEX) e europeias, assim como para entidades privadas. Atualmente, ele também co-dirige a Eurotrópico, uma empresa espanhola composta por vários profissionais independentes e uma extensa rede de colaboradores cujo objetivo é oferecer a artistas e gravadoras serviços especializados e totalmente personalizados, desde consultoria de desenvolvimento até reservas internacionais em países europeus.

 

Serviço

25 a 29 de novembro (segunda à sexta-feira)

19h às 22h30

local: FESP SP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP)

Inscrições aqui: https://www.fespsp.org.br/cursos-de-extensao/cursos-livres/cursos/formando-publico-com-analise-de-dados-como-ativar-sua-fan-base-na-musica.

(Mulheres cadastradas na WIM – Women in Music têm desconto de 20%. Informações na newsletter enviada em 30/10)