Skip to main content

Apresentação dos Resultados da Pesquisa DATA SIM “Mulheres na Indústria da Música no Brasil”, na SIM São Paulo 2019

Hoje teremos a apresentação dos resultados da pesquisa “Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas” realizada pelo Data SIM, na programação da SIM SÃO PAULO 2019. O debate sobre os dados resultantes da pesquisa conta com a participação da Dani Ribas (Diretora de Pesquisa do DATA SIM), Renata Gomes (Pesquisadora do DATA SIM), Cris Garcia Falcão (Selo Cada Instante), Claudia Assef (WME)  e Fernanda Abreu (artista).

A pesquisa teve início em março de 2019. Foram imprescindíveis as parcerias com a WIM Brasil e WME – Women’s Music Event, e o apoio dos coletivos Lista das Minas, Mulheres Artistas em Rede, Garotas no Poder, Sarau das Mina Tudo, SÊLA, Festival Sonora e da União Brasileira de Compositores.

Dani Ribas, que conduziu a pesquisa, salientou:

Uma nova perspectiva para a discussão sobre equidade de gênero se abriu no Brasil. Não apenas na música, foco da pesquisa, mas para a área cultural como um todo, que carece de dados desse tipo. Com a pesquisa, além de demonstrar com números as barreiras de acesso e desenvolvimento profissional impostos às mulheres, esperamos também que o debate se amplie para além das discussões femininas. Afinal a responsabilidade pela construção de um mercado mais igualitário é de todes.

Dani Ribas

Download da pesquisa completa aqui.